A Acadêmicos do Grande Rio anunciou, na noite desta quinta-feira, que protocolou um pedido de revisão dos resultados das escolas de samba, que foram divulgados durante a apuração da última quarta-feira.
A diretoria da escola identificou divergências entre a nota divulgada na apuração e a que foi publicada no site oficial da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) no quesito Bateria. De acordo com os resultados, a Beija-Flor foi a campeã, enquanto a Grande Rio ficou em segundo lugar, com uma diferença de apenas um décimo.
Em uma comunicação nas redes sociais, a Grande Rio destacou as notas divergentes. Por outro lado, a Liesa declarou que houve apenas um erro de digitação, segundo informações do portal LeoDias.
Segundo a tabela apresentada pela Grande Rio, foram atribuídas três notas 10 e uma 9.9, totalizando 30 pontos. Na apuração, conduzida pelo locutor Jorge Perlingero na Cidade do Samba, as notas atribuídas à escola foram duas 9.9 e duas 10. Essa discrepância foi devido à nota da jurada Geiza Carvalho.
A avaliação das notas se dá por meio de quatro notas em cada categoria, com quatro jurados avaliando cada escola. A menor nota é desconsiderada, e são somadas as três restantes. Assim, se uma escola recebe ao menos uma nota abaixo de 10, essa nota não é contabilizada, resultando em 30 pontos no quesito. No caso da Grande Rio, foram anunciadas duas notas abaixo de 10, o que resultou em um total inferior a 30.
Essa diferença ocasionou uma pontuação a menos que a Beija-Flor. Se não fosse por essa divergência, ambas teriam encerrado a apuração com 270 pontos cada.
“Diante da situação, o G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio comunica que irá questionar todas as inconsistências durante a plenária oficial da entidade com as escolas do Grupo Especial, que ocorrerá nesta sexta-feira. Desde já, reforçamos nosso total respeito à entidade, às demais escolas e, principalmente, à comunidade e aos torcedores da nossa agremiação. Buscaremos sempre esclarecimentos sobre qualquer questão que possa impactar a transparência do nosso Carnaval,” diz um trecho da nota.