Home Mundo FIM DO CAOS: EUA e China SELAM PAZ e ABALAM MERCADOS!

FIM DO CAOS: EUA e China SELAM PAZ e ABALAM MERCADOS!

por Alan Rappeport and Ana Swanson
U.S. and China Agree to Walk Back Trade Tensions

EUA e China: Um Acordo Que Pode Ser Apenas Mais uma Ilusão!

O Que Ninguém Está Te Contando Sobre o "Marco" Econômico

Acordo ou Atrapalhada? Descubra a Verdade!

Os EUA e a China estão tentando dar uma de bonzinhos e firmar um suposto "framework" que visa acabar com as tensões econômicas. O que, a princípio, parece um ato de paz, na verdade, é uma tentativa desesperada de prolongar uma trégua comercial que foi assinada às pressas no mês passado. Dois dias de discussões em Londres resultaram em um acordo que mais parece um jogo de empurra, e os líderes Trump e Xi Jinping vão receber isso como um presente de grego, pronto para gerar mais confusão e desconfiança.

O secretário de Comércio, Howard Lutnick, diz que as preocupações americanas sobre as restrições chinesas à exportação de minerais raros foram "resolvidas". Mas, será que resolveram mesmo ou foi só fogo de palha? Essas conversas estão mais para uma "apertada de mão" do que para um compromisso sério. Uma fachada que esconde um abismo de desconfiança entre as duas superpotências!

Para completar a novela, ainda há o momento de “briefing” dos presidentes. O que será que realmente vão contar para Trump e Xi? Que as coisas estão se resolvendo ou que a situação está tão instável quanto uma casa de cartas? Lutnick tenta convencer que ambos os lados estão dispostos a fazer o que for preciso, mas a realidade é que a história nos ensina que promessas vazias são o que mais aparece nesse enredo!

A verdade é que o acordo ainda está em frangalhos! O representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, fez questão de ressaltar que ainda existem pontos obscuros sobre exportações de minerais raros e tarifas que, convenhamos, podem explodir a qualquer momento. E enquanto isso, a ameaça da expiração de uma pausa em tarifas em agosto está no ar, com Trump decidindo se vai prolongar ou não essa parada! A montanha russa econômica não acaba, meus amigos.

Os chineses, com seu vice-ministro do Comércio, Li Chenggang, afirmam que os debates foram "profissionais" e "racionais". Como se isso fosse suficiente para acalmar os ânimos de quem depende dessas importações! E a Xinhua, a voz da China, até se arrisca a falar em concordâncias "em princípio". Uma linguagem que só descortina mais incertezas!

As negociações foram lideradas pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, que saiu correndo para Washington enquanto os chineses davam as últimas cartadas. E a pressão continua! Depois que Trump subiu as tarifas em abril, os chineses ameaçaram cortar a exportação de minerais críticos, cortando as asas de fabricantes americanos. E quem dá a última palavra nesse embate? O povo americano que, no fim das contas, vai arcar com essa bagunça!

Quer saber o que mais? Os chineses estão botando a culpa nos EUA, dizendo que os americanos quebraram o acordo de Genebra. Um verdadeiro jogo de empurra que ninguém quer perder. Enquanto isso, estamos às portas de uma crise que pode ser mais dolorosa do que se imagina!

E no fim, será que o novo "framework" vai realmente funcionar? A verdade é que analistas estão desconfiados. "Negociações longas não levam a lugar nenhum", diz uma especialista. E a sensação é que, mais uma vez, estamos apenas lidando com a superfície de um problema que ainda está fervendo por baixo. Prepare-se para mais capítulos dessa novela que parece não ter fim!

Fonte do Artigo: News

ACESSE mais Notícias em: InfoNova

Você também pode gostar