A apuração das notas do Grupo Especial das escolas de samba do Carnaval de São Paulo terá início às 16h desta terça-feira (4/3), no Sambódromo do Anhembi, localizado na zona norte da cidade. A previsão é de que o resultado da campeã seja divulgado por volta das 18h.
A divulgação das notas das escolas ocorrerá de acordo com a ordem definida pelo sorteio realizado na segunda-feira (3/3). Este ano, conforme informações divulgadas, o critério de desempate será a “Evolução”.
Neste ano, o sambódromo permanecerá com os portões fechados para o público. Apenas os membros das diretorias das escolas estarão autorizados a assistir à apuração no Anhembi.
Como funciona a pontuação
As escolas de samba começam seu desfile com a pontuação máxima de 10 em todas as categorias, perdendo décimos conforme cometem infrações. Para cada um dos nove quesitos, quatro jurados do Grupo Especial são responsáveis por avaliar as penalizações, que devem ser justificadas de acordo com o manual da Liga SP.
Além de Evolução, as escolas serão avaliadas — seguindo a sequência da leitura das notas — em quesitos como Enredo, Bateria, Samba-Enredo, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Comissão de Frente, Harmonia, Alegoria e Fantasia.
Em relação ao critério de desempate, o regulamento da Liga SP define “evolução” como o deslocamento progressivo e ritmado da escola de samba, considerando o entrosamento entre os dançarinos e o ritmo da bateria. Isso deve ocorrer de maneira harmônica, onde os componentes demonstram empolgação, desenvoltura e variações nas expressões corporais, sem perder a essência de um desfile típico de escola de samba.
O regulamento também fornece exemplos de situações que podem levar à perda de pontos em Evolução. Penalizações podem ocorrer se a expressão corporal dos dançarinos não estiver alinhada com o ritmo da bateria, se houver mudanças bruscas na velocidade do deslocamento, ou se houver invasões de componentes de uma ala a outra, entre outros casos que resultem em “buracos” na formação das alas ou na presença de integrantes no chão em interação com carros alegóricos.
A perda de décimos é proporcional ao número de infrações cometidas. Por exemplo, uma variação de velocidade resulta na perda de 0,1 ponto, enquanto duas variações significam 0,2 pontos e três ou mais, 0,3 pontos. No que diz respeito à expressão corporal, se entre 5 e 10 componentes estiverem fora do padrão, a penalização é de 0,1 ponto, aumentando conforme o número de integrantes fora da conformidade.