O ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, atualizou informações sobre sua saúde. Aos 89 anos e enfrentando um câncer, ele compartilhou que está “indo embora”.
“Estou doente e envelhecendo. Combino as duas coisas. Minha mente está funcionando bem, mas a parte física, em especial o estômago, está bastante comprometida. Mas, de qualquer modo, estou seguindo adiante”, comentou Mujica a jornalistas no último sábado, durante a cerimônia de posse do novo presidente do país, Yamandú Orsi.
Estado de saúde delicado
- No início deste ano, Pepe Mujica revelou que o câncer esofágico que ele enfrenta se espalhou pelo corpo. O tratamento para o tumor começou em abril de 2024.
- Devido à sua idade, ele informou que não há possibilidade de realizar novos tratamentos. Mujica também mencionou que lida com outras doenças crônicas.
- O ex-presidente uruguaio deixou uma mensagem de despedida e fez um pedido. “O que solicito é que me deixem em paz. Que não me procurem para entrevistas ou qualquer outra coisa. Meu ciclo já se encerrou. Estou, sinceramente, morrendo. E um guerreiro tem direito ao seu descanso”, declarou na ocasião.
Suporte político
Mujica é mentor político de Orsi, que exercerá seu mandato até 2030. “Conheço ele há 40 anos. Quando se uniu ao nosso partido, era apenas um menino. Com o tempo, tornou-se um homem. Foi um aprendizado maravilhoso. Confio muito nele”, afirmou.
A campanha de Orsi contou com o apoio de Mujica. O novo líder da esquerda também tem experiência como professor de história e já foi governador de uma das regiões do Uruguai.
“Acima da média”
Durante a posse do novo presidente uruguaio em Montevidéu, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, encontrou-se com Mujica. Lula declarou que Mujica “é uma pessoa excepcional”.
“Eu nutro um profundo amor e respeito por esse companheiro. Mujica está sempre em meu coração”, expressou o petista em suas redes sociais.
Lula desejou a Mujica, que enfrenta o câncer, uma vida longa e se comprometeu a tratar o novo presidente do Uruguai com o “mesmo carinho e amizade” que sempre tiveram. Mujica governou o Uruguai de 2010 a 2015.
Durante o primeiro ano de governo de Lula, ele estava em seu último ano de mandato no Brasil, e os dois possuem uma forte relação de amizade.