Home Brasil Lula Elogia Gleisi e Provoca Tempestade! Arma Secreta da Oposição!

Lula Elogia Gleisi e Provoca Tempestade! Arma Secreta da Oposição!

por James Joshua

Ouvi em um programa de televisão que mulheres com pensamentos progressistas não se sentem confortáveis ao serem chamadas de belas. Elas preferem ser reconhecidas como competentes e inteligentes, mas o termo “bonitas” é considerado inadequado politicamente.

O ex-presidente Bolsonaro se referiu às mulheres do partido dos trabalhadores como feias e “incomíveis”, mas sua declaração não gerou tanta repercussão quanto a fala de Lula sobre a beleza da deputada Gleisi Hoffmann (PT).

Durante um evento muito frequentado no Palácio do Planalto, Gleisi, que até então era a presidente do PT, assumiu a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência.

Recentemente, ao lançar o programa “Crédito do Trabalhador”, Lula, dirigindo-se aos líderes da Câmara e do Senado presentes, comentou: “É importante trazer aqui o presidente da Câmara e o presidente do Senado. Quero estabelecer relações com vocês. Por isso, escolhi essa mulher bonita para ser ministra de Relações Institucionais, porque não quero mais ter distância de vocês”.

O que Lula realmente quis dizer? Será que ele insinuou que Gleisi foi nomeada devido à sua beleza? Ou acredita que, por ser bonita, ela poderá facilitar a aproximação entre ele e os presidentes do Congresso?

Na edição de hoje da Folha de São Paulo, a manchete traz: “Pus mulher bonita de ministra para atrair Congresso, diz Lula”.

O Globo também destacou: “Fala machista – Lula diz que escalou mulher bonita para aproximar Congresso”.

Na edição online do Estadão, a manchete é: “Lula diz que colocou ‘mulher bonita’ na articulação para ter boa relação com Motta e Alcolumbre”.

O deputado Zucco (PL-RS), líder da oposição na Câmara, fez uma brincadeira em uma nota intitulada “Lula e a misoginia de sempre”, ironizando o comentário de Lula: “É bom saber que, em pleno 2025, o presidente Lula acredita que a estratégia mais eficaz para se relacionar com o Congresso é nomear uma ‘mulher bonita’ para a articulação política. Afinal, quem realmente precisa de competência, experiência e habilidade quando se pode contar com atributos estéticos?”.

Lula poderia ter guardado o elogio à beleza de Gleisi para outro momento, evitando interpretações que possam prejudicar sua imagem. No entanto, chamar Lula de machista e misógino parece um exagero.

Um machista é alguém que pensa que os homens são superiores às mulheres e apoia a desigualdade de direitos entre os gêneros. Lula nunca defendeu tal desigualdade.

Por outro lado, o termo misógino se refere a quem nutre aversão ou ódio às mulheres. Lula nunca demonstrou aversão a elas; pelo contrário, ele frequentemente valoriza as mulheres em suas falas.

A resistência a Lula é intensa entre aqueles que não aceitam sua terceira presidência – um homem que emergiu da pobreza no Nordeste e alcançou o que é hoje.

Nas eleições de 2022, as mulheres representaram 52,65% do eleitorado, enquanto os homens foram 47,33%. A vitória de Lula deve-se a mulheres, aos pobres, aos nordestinos e à população com menor escolaridade.

Ignorar isso pode custar caro para sua reeleição.

Fonte: Noticia Internacional

Você também pode gostar