O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Tóquio, capital do Japão, por volta das 22h deste domingo (23 de março). O objetivo da visita é ampliar a parceria comercial entre Brasil e Japão.
Esta é a quinta vez que Lula realiza uma visita ao Japão, sendo que a última ocorreu em maio de 2023, quando participou da Cúpula do G7, que reúne as líderes das maiores potências econômicas do mundo.
No ano anterior, o intercâmbio comercial entre os dois países alcançou a marca de US$ 11 bilhões, com um superávit de US$ 146,8 milhões para o Brasil. Os principais itens exportados para o Japão incluem alumínio, celulose, café e minério de ferro.
Neste ano, celebramos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, que se iniciou com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.
Veja a programação prevista para a visita do presidente ao Japão:
25 de março
- Encontro com o imperador Naruhito e a imperatriz Masako
- Jantar oficial no Palácio Imperial
26 de março
- Fórum Empresarial Brasil-Japão
- Reunião com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba
- Jantar oferecido pelo primeiro-ministro no Palácio Akasaka
A viagem visa abrir o mercado japonês para produtos brasileiros, especialmente carnes bovinas e suínas in natura. Para isso, Lula conta com uma comitiva composta por figuras relevantes da política brasileira e empresários de diversos setores.
O presidente é acompanhado por seus ministros: Camilo Santana (Educação), Luiz Marinho (Trabalho), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Juscelino Filho (Comunicações), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional).
A comitiva também inclui os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre, além dos ex-presidentes do Legislativo, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Após a estadia no Japão, Lula seguirá para o Vietnã, onde permanecerá entre os dias 27 e 29 de março, para se encontrar com as principais autoridades do país, incluindo o primeiro-ministro Pham Minh Chinh, que esteve no Brasil no ano passado durante a cúpula do G20.