O ex-policial militar e ex-vereador Gabriel Monteiro apareceu publicamente pela primeira vez após ser libertado na noite da última sexta-feira, 21, quando deixou o Presídio Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8), localizado na zona oeste do Rio de Janeiro. Na madrugada de sábado, 22, sua esposa, Ana Carolina dos Santos Chagas, publicou uma foto do casal em suas redes sociais.
Gabriel, que foi vereador do Rio de Janeiro pelo PL, estava detido desde novembro de 2022, período em que seu mandato foi cassado. Segundo a acusação feita pelo Ministério Público do Rio à Justiça na época, uma mulher de 22 anos relatou que foi obrigada por ele a ter relações sexuais sob a ameaça de uma arma.
Ana Carolina fez uma declaração na postagem, descrevendo Gabriel como “meu marido, meu amigo, meu companheiro, meu anjo,” ao compartilhar uma imagem onde eles estão se beijando.
O casal se casou em maio de 2023, enquanto Gabriel ainda estava encarcerado. A cerimônia foi oficializada por um funcionário do cartório que se deslocou até o presídio para coletar a assinatura do ex-vereador.
Gabriel Monteiro foi preso meses após ter seu mandato cassado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro por quebra de decoro parlamentar. Ele enfrenta acusações de estupro, um crime pelo qual foi denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro em outubro de 2022. O ex-vereador nega as acusações.
Atualmente, Gabriel tem um prazo de cinco dias para se apresentar e instalar a tornozeleira eletrônica. A 34ª Vara Criminal do Rio aceitou a decisão da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que, de forma unânime, aprovou o recurso para substituir sua prisão preventiva (indefinida) por medidas cautelares.