Home Brasil FUROR NAS REDES: Bolsonaristas DETONAM Lula por Comentário CHOCANTE sobre ‘Mulher Bonita’!

FUROR NAS REDES: Bolsonaristas DETONAM Lula por Comentário CHOCANTE sobre ‘Mulher Bonita’!

por James Joshua

(Folhapress) – Críticas, ironias e ofensas marcaram a reação de bolsonaristas à declaração do presidente Lula (PT) feita nesta quarta-feira (12) a respeito da ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais.

Durante um evento, Lula a descreveu como “essa mulher bonita” ao mencionar sua nomeação para atuar na articulação política de seu governo, com o intuito de fortalecer os laços com o Congresso Nacional. Este comentário foi dirigido aos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

A declaração do presidente surgiu seis dias depois que o vereador Jair Renan (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), divulgou um vídeo que continha comentários misóginos do pai em relação a apoiadoras do PT. No vídeo, Bolsonaro disse que essas mulheres eram “feias” e “incomíveis”.

O ex-presidente possui um histórico de declarações misóginas para desmerecer mulheres com quem conflitou. Um exemplo disso é sua afirmação de que a deputada Maria do Rosário (PT) “não merece ser estuprada porque é muito feia”, declaração pela qual foi obrigado a se retratar e pagar uma indenização à parlamentar.

Além disso, Bolsonaro também foi condenado a indenizar a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, devido a uma declaração em que insinuou que ela almejava conseguir uma exclusividade a qualquer custo.

### Críticas à declaração de Lula

O deputado Zucco (PL-RS), líder da oposição na Câmara, criticou a fala de Lula, observando que é “curioso perceber que, em um tempo onde se espera que líderes promovam igualdade de gênero e valorizem a competência profissional, nosso presidente escolhe reduzir uma mulher à sua aparência física”.

“É desolador ver, em 2025, que Lula acredita que a melhor maneira de fortalecer relações com o Congresso seja nomear uma ‘mulher bonita’ para a articulação política. Afinal, quem precisa de competência, experiência e habilidade política quando é possível contar com atributos estéticos?”, disse Zucco em uma declaração.

“Chamar Gleisi Hoffmann de ‘mulher bonita’ para estreitar a relação com o Congresso é uma visão inovadora sobre gestão pública: a política como um concurso de beleza. Talvez devêssemos reconsiderar nosso processo eleitoral e trocar debates por desfiles, já que, aparentemente, essa é a prioridade na condução do país.”

A declaração do presidente também foi abordada durante discursos na Câmara. A deputada Coronel Fernanda (PL-MT) ressaltou que “uma mulher não deve ser escolhida por seu aspecto físico. Temos as competências necessárias para ocupar qualquer posição”. Ela classificou a fala de Lula como machista e discriminatória, conclamando as mulheres presentes a se manifestarem contra o presidente.

“Não somos objetos, somos seres humanos capazes de ocupar qualquer posição em benefício do povo brasileiro. O presidente errou e deve se retratar com as mulheres do Brasil”, enfatizou.

### ‘Mulher bonita’ versus ‘petistas feias’

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), defensor de Bolsonaro, ofendeu Gleisi ao comentar o episódio, lembrando que o governo está processando Bolsonaro pelos comentários dirigidos às petistas. “Agora temos que achar as petistas bonitas. Só o Lula para dizer que Gleisi Hoffmann se encaixa nesse perfil”, disparou.

Nas redes sociais, o deputado Gustavo Gayer fez insinuações sexuais envolvendo outros parlamentares.

O post de Gayer foi respondido pelo deputado Lindebergh Farias, que expressou sua indignação com palavras duras.

O Conselho Nacional de Direitos Humanos, vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, denunciou Bolsonaro ao Ministério Público Federal por comentários depreciativos dirigidos às mulheres petistas. A pasta destacou que as declarações do ex-presidente visam “desqualificar mulheres” e propagam “discriminação de gênero e preconceitos partidários”.

Sem citar nomes, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) chamou de “inaceitável” que um parlamentar use a tribuna para desrespeitar a ministra Gleisi Hoffmann ou qualquer mulher. “A ofensa feita por esse deputado a ela e ao presidente Lula também é uma ofensa a todas nós. Não estamos aqui para sermos desrespeitadas. Somos mulheres, mães, trabalhadoras com cargos públicos e não podemos aceitar isso”, afirmou Rosário.

A declaração de Lula sobre Gleisi se junta a outras gafes do petista em eventos oficiais. Em julho de 2024, ele denunciou a violência doméstica em um evento no Palácio do Planalto, mas fez uma observação sobre torcedores de um time de futebol. Em maio, perguntou a uma mãe de cinco filhos, beneficiária do programa Minha Casa, Minha Vida, quando ela “iria fechar a porteira”.

Ainda em janeiro, durante um ato em memória dos ataques aos Três Poderes, Lula referiu-se a ser um “amante da democracia”, sugerindo que amantes frequentemente são mais amados que esposas.

Fonte: Noticia Internacional

Você também pode gostar