O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, declarou nesta quarta-feira, 26, que se considera preparado para concorrer ao governo do Estado de São Paulo nas eleições de 2026.
O político do PSB revelou que teve uma conversa com Fernando Haddad, ministro da Fazenda, que sinalizou não ter interesse em se candidatar novamente. “Na eleição anterior, o presidente Lula me pediu para abrir espaço para que Haddad fosse o candidato. Agora, como ele me disse que não quer concorrer, me sinto preparado”, comentou França em entrevista ao canal CNN Brasil.
França, que ocupou o cargo de governador entre abril e dezembro de 2018 após a renúncia de Geraldo Alckmin, expressou não ter medo de enfrentar o atual governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, nas urnas. “Acredito que ele tenha seus pontos positivos, mas ele representa uma linha de pensamento diferente da minha”, afirmou.
Além disso, o ministro mencionou que ainda não sabe se Tarcísio buscará se reeleger em São Paulo, considerando a incerteza em torno da situação de Jair Bolsonaro, que está inelegível e é visto como um potencial candidato da direita na eleição presidencial de 2026. “Haverá uma pressão significativa sobre Bolsonaro para que ele tome uma decisão antecipada e escolha Tarcísio, que é, sem dúvida, o candidato mais forte do grupo oposto para a corrida presidencial”, finalizou o ministro.