Filhas de uma mesma mãe, Charlotte Gainsbourg e Lou Doillon, assim como Jane Birkin, chegaram ao mundo da arte através do cinema e da música, e também se destacaram no universo da moda, uma faceta bem marcada na carreira de Birkin. Ambas possuem estilos distintos que refletem suas personalidades. Enquanto Charlotte tem uma vibração mais rocker, Lou adota um visual mais despretensioso, com uma pegada boho.
Descubra mais sobre o estilo das irmãs
- Jane Birkin foi uma aclamada atriz e cantora britânica, com uma carreira repleta de filmes. Ela se tornou famosa por inspirar a cobiçada bolsa da Hermès que leva seu nome, e faleceu em 2023, aos 76 anos.
- Jane teve três filhas ao longo de sua vida: Kate, com o músico britânico John Barry; Charlotte, com o cantor francês Serge Gainsbourg; e Lou, com o diretor Jacques Doillon.
- A mudança de Jane para a França nos anos 60 e seu relacionamento com Gainsbourg fizeram do casal um dos ícones culturais e de moda mais reconhecidos da época.
- Kate Barry, fotógrafa de moda, faleceu em 2013 aos 46 anos após um trágico acidente em um prédio em Paris.
- Charlotte Gainsbourg e Lou Doillon têm construído suas próprias trajetórias nos campos da cultura e da moda, mantendo uma forte conexão com marcas renomadas, além de cada uma desenvolver um estilo único e participar de diversas campanhas e iniciativas.
Charlotte vive atualmente em Nova York, levando uma vida discreta ao lado da família. Aclamada como musa do cineasta Lars Von Trier, ela protagonizou obras memoráveis como Anticristo, Ninfomaníaca e Melancolia.
Embora sua carreira cinematográfica tenha se concentrado entre as décadas de 1980 e 2000, Charlotte tem atuado em um número reduzido de filmes nos últimos dez anos, mas continua ativa na moda, colaborando com editoriais para a Saint Laurent sob a direção criativa de Anthony Vaccarello.



A conexão de Charlotte com o estilista Nicolas Ghesquière começou em seu desfile de estreia na Balenciaga, em 1997. Anos depois, quando ele se transferiu para a Louis Vuitton, Ghesquière a convidou para uma campanha sob a lente de Annie Leibovitz.
“Gosto de trabalhar com estilistas ou designers que admiro, como foi o caso com Nicolas e agora com Anthony. Existe uma relação real que se desenvolve, e isso é o mais importante. Não entendo bem o que significa ser chamada de ‘musa’, parece uma expressão tão vazia”, revelou em entrevista.



Quando se trata de beleza, Charlotte prefere um visual mais relaxado, optando por cabelos soltos e pouca maquiagem. “Entendo a ideia de musa para um artista do passado, mas não me vejo como esse tipo de modelo”, afirmou Charlotte.
Lou Doillon
O estilo de Lou Doillon também é caracterizado por essa elegância despretensiosa, embora adote uma linha mais folk. Com uma estética que traz elementos boho, Lou já posou para a Chloé e teve presença nas passarelas de marcas como Ami e, mais recentemente, Miu Miu.
Em um artigo de quase 20 anos atrás, Lou refletiu sobre seu estilo pessoal, enfatizando um certo “descompromisso” com a moda. Ela compartilhou seu amor por jeans – uma de suas primeiras recordações fashion –, e mencionou suas combinações de roupas “malucas”, assim como suas marcas prediletas, que na época incluíam Margiela e Jean Paul Gaultier, além de sua apreciação por brechós, contrastando com o fato de achar a irmã Charlotte muito mais interessada em moda.



“Meu estilo evoluiu com o tempo. Quando mais jovem, sentia vergonha da minha origem burguesa. Eu usava dreadlocks, comprava em brechós e fingia que não tinha dinheiro. Naquela fase, teria desprezado quem comprasse Saint Laurent. Hoje, acho engraçado pensar que, se encontrasse minha versão mais jovem, ela me daria um tapa”, contou Lou.



Em suas palavras, Lou revela que sua inspiração na moda nunca veio da elite, mas sim da rua. “Acredito que as garotas da rua têm uma autenticidade única. Eu aprecio quando vejo meninas que parecem ter acabado de sair de um ninho, com casacos grandes ou cabelo bagunçado”, comentou.