Home Brasil European Leaders STUN Zelensky with Unwavering Support After SHOCKING Showdown with Trump!

European Leaders STUN Zelensky with Unwavering Support After SHOCKING Showdown with Trump!

por James Joshua

Líderes da Europa expressaram solidariedade ao presidente da Ucrânia após um encontro frustrante com seu colega norte-americano, Donald Trump, ocorrendo na sexta-feira (28) no Salão Oval, em Washington.

O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, que também exerce a presidência rotativa do Conselho da União Europeia, enviou uma mensagem de apoio ao líder ucraniano e à sua população. “Caro Zelensky e queridos amigos ucranianos, vocês não estão sozinhos”, afirmou Tusk em sua conta no X.

Além disso, França e Espanha também manifestaram apoio à Ucrânia. O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou: “Há um agressor russo. Precisamos honrar aqueles que lutam contra ele desde o início”. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, usou sua conta no X para reforçar que “a Espanha está com você”, escrevendo em espanhol, inglês e ucraniano.

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, ao demonstrar apoio a Zelensky, ressaltou que “a Ucrânia não está apenas lutando por sua liberdade, mas pela liberdade de toda a Europa”. Outros países como Alemanha, Noruega, Estônia e República Tcheca também manifestaram seu apoio ao lado ucraniano.

Por outro lado, a Itália adotou uma postura mais cautelosa. O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, comentou: “Estamos em um momento de grande tensão, precisamos manter a calma, agir com prudência e observar como a situação se desenvolve após esta conversa, que certamente não foi bem-sucedida”.

A tão esperada reunião entre Zelensky e Trump teve um desfecho abrupto, com o presidente dos EUA levantando a voz contra o ucraniano e o criticando publicamente diante das câmeras, um acontecimento que pode comprometer de maneira irreversível as relações entre Kiev e Washington, além de potencialmente beneficiar a Rússia.

Fonte: Noticia Internacional

Você também pode gostar