Home Mundo Justiça Libera Mensagens Bombásticas do Vacinaço da Europa: O que o New York Times Revelou!

Justiça Libera Mensagens Bombásticas do Vacinaço da Europa: O que o New York Times Revelou!

por Jeanna Smialek
Court Sides With New York Times Over Access to E.U. Covid Vaccine Messages

Justiça Europeia Exige Transparência em Negociações de Vacinas!

Um Julgamento que Abala a União Europeia

O que os Poderosos Tentam Esconder?

Em uma decisão que pode balançar os pilares da obscuridade que cercam o governo da União Europeia, os juízes determinaram que a Comissão Européia não podia e nem deveria ter negado o pedido de um jornalista para acessar mensagens trocadas por um oficial de alto escalão durante a negociação das vacinas contra a Covid-19! É isso mesmo, meus amigos, mais uma vez a Europa prova que a cortina de fumaça está prestes a se desfazer!

A sentença, vinda do segundo tribunal mais importante do bloco, o Tribunal Geral, em Luxemburgo, foi um tapa na cara do poder despótico que se esconde por trás da proteção do “interesse público”. A Comissão Europeia, apanhando feio no jogo da transparência, se recusou a liberar mensagens entre Ursula von der Leyen, a presidente autoproclamada da comissão, e o CEO da Pfizer, Albert Bourla, que conspiravam em 2021 para amarrar um acordo milionário de vacinas!

A pergunta que ecoa nas mentes da população é simples: quem dá poder a esses burocratas para ocultar informações críticas? O truque do governo foi afirmar que as mensagens eram "de curta duração" e, portanto, não se encaixavam nas regras de transparência. Mas, como ensina a experiência: quando o barco está afundando, os ratos sempre saem correndo!

Os juízes deixaram claro que não dá para aceitar desculpas esfarrapadas. "A comissão não pode simplesmente afirmar que não possui os documentos solicitados, mas deve fornecer explicações verificáveis que permitam ao público e ao tribunal entender por que esses documentos estão desaparecidos", foi o recado dado, em uma decisão que os poderosos não esperavam!

O Fim da Impunidade?

A Comissão Europeia ainda pode tentar contestar essa sentença, mas a pressão popular não vai diminuir! Essa guerra judicial levanta questões cruciais sobre quanto o público merece saber sobre negociações que envolvem o suado dinheiro dos contribuintes. Afinal, um acordo que desliza por trás das cortinas e não é fiscalizado acaba sendo um convite à corrupção!

E o que isso significa para a reputação da Comissão? Ursula von der Leyen, que se apresenta como a guardiã de valores como democracia e transparência, agora tem seu nome em jogo! Com seu novo mandato, a pressão para mostrar serviço só aumenta, e ela precisa se lembrar que a população não é boba – estamos de olho!

Uma Batalha Sem Fim!

O caso, que não apareceu do nada, ficou em ebulição por anos. Tudo começou lá em abril de 2021, quando a imprensa se deu conta de que a presidente e o CEO estavam trocando mensagens durante as tratativas. Logo depois, um jornalista ousou solicitar essas mensagens, mas a resposta foi um retumbante "não" da Comissão. E, claro, surgiram críticas de órgãos que acusaram uma clara mal-administramento pelo governo!

Mas, como sempre, o governo não estava disposto a ceder! A batalha legal continuou e, em resposta às tentativas de transparência, a Comissão sempre se escudou sob a premissa de que as mensagens não precisavam ser salvas. “Essas mensagens são breves, portanto não precisam ser mantidas”, disseram – claramente desconsiderando a necessidade do público de saber se tudo ali era realmente legítimo!

O QUE SERIA A VIDA SEM A TRANSPARÊNCIA? Este tema se tornou ainda mais pertinente ao público, e a revelação das mensagens foi tratada como uma questão de vida ou morte para a liberdade de informação! E não dá para esquecer que essa negociação para vacinas foi uma das maiores da história da UE, com 1,8 bilhões de doses!

O Desvio de Dinheiros!

A Comissão até se comprometeu em publicar contratos, mas esqueceu de esclarecer os termos completos da compra de vacinas. Seria uma estratégia para manter a população no escuro sobre um investimento tão crucial em tempos de crise? O jogo de acontecimentos só serviu para aumentar as preocupações sobre a falta de clareza!

A defesa de que estão “buscando um equilíbrio” entre a transparência e os termos legais não têm convencido mais ninguém! "A transparência e o acesso público aos documentos governamentais desempenham um papel vital na supervisão democrática”, bradou um advogado em um discurso que ecoou nas paredes do tribunal! Agora, só resta uma pergunta: até quando o eleitorado vai aceitar esse jogo sujo?

Fonte do Artigo: News

ACESSE mais Notícias em: InfoNova

Você também pode gostar