Atenção, Amantes de Smoothies: As Bananas Podem Estar Sabotando Sua Saúde!
Um Alerta Que Você Não Pode Ignorar!
Descubra como este popular ingrediente pode ser o vilão disfarçado!
Se você é fã de smoothies e não resiste a adicionar uma banana na mistura, prepare-se para uma bomba! Um novo estudo está colocando em dúvida a essa adição tão comum, e a verdade pode ser ainda mais chocante do que você imagina! As bananas, esse símbolo de saúde e energia, carregam uma enzima traiçoeira que pode estar reduzindo a absorção de compostos vitais para o seu corpo. Sim, você leu certo!
A nuvem escura em cima das bananas se chama polifenol oxidase (PPO), e essa enzima pode estar fazendo com que todos aqueles flavonóides tão bons para a saúde passem longe do seu organismo! O que isso significa? Que, ao colocar uma banana no seu smoothie, você pode estar anulando uma série de benefícios que poderia estar obtendo com a bebida. O estudo, publicado na respeitável revista Food & Function, revela que a presença da banana é um verdadeiro cartão de visitas para a diminuição dos flavonóides.
Prepare-se: esse cenário alarmante revela que beber um smoothie de banana resulta em níveis baixíssimos de flavonóides 3-ol no sangue, quando comparado a um smoothie de frutas vermelhas ou um simples suplemento. É ou não é uma facada nas expectativas dos fãs de smoothies? Para piorar a situação, mesmo se você optar por consumir a banana após o smoothie, os danos já estão feitos! A PPO fica firme e forte no estômago, fazendo festa com os flavonóides durante toda a digestão. O que restou? Uma sensação amargosa de que a nossa querida banana pode não ser tão inocente assim!
E enquanto isso, a nutricionista Lauren Manaker tenta acalmar os ânimos, afirmando que, apesar dos flavonóides serem importantes, as bananas ainda têm seus próprios benefícios. Afinal, não podemos deixar de lado suas vantagens nutricionais, mas, convenhamos: essa questão pode ser um grande divisor de águas na maneira como vemos os smoothies! No fim das contas, se você consegue viver sem a banana, é melhor evitar! Mas se, para você, elas são parte fundamental do seu dia a dia, não se preocupe! Esse estudo não deve te impedir de continuar investindo nas queridinhas da fruta.