O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é considerado, segundo a percepção do mercado financeiro brasileiro, o candidato mais forte da direita para as eleições presidenciais de 2026.
Uma pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (19/3), revela que 93% dos entrevistados acreditam que Tarcísio tem as melhores chances de triunfar na disputa contra candidatos da esquerda nas próximas eleições. Na segunda posição, encontra-se o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), que recebeu apenas 3% das menções.
Outros nomes que foram citados, como o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL) e a ministra Simone Tebet (MDB), obtiveram apenas 1% cada um. Vale ressaltar que essa questão foi estimulada, ou seja, os nomes foram sugeridos pelo entrevistador, e também houve 1% que não soube indicar um candidato.
Quando a questão se referiu a um possível candidato da esquerda em 2026, caso o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decida não buscar a reeleição, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se destacou como o mais mencionado, com 57% de citações. Logo atrás, estão o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), com 10%, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), com 8%.
Os dados apresentados são da 8ª rodada da pesquisa Genial/Quaest, realizada entre os dias 12 e 17 de março, com 106 entrevistas com representantes de fundos de investimento localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro. Todas as entrevistas foram conduzidas de forma online.