
A questão relacionada ao caso de doping continua a impactar a trajetória de Jannik Sinner. O tenista italiano, que ocupa a primeira posição no ranking mundial, foi suspenso por três meses e perderá cerca de 2 mil pontos no ranking da ATP. Além disso, ele foi excluído de qualquer consideração para o prêmio Laureus, considerado o Oscar do Esporte, que ocorrerá no dia 3 de março.
Nesta quinta-feira (27), a organização do prêmio emitiu um comunicado informando que o atleta não será mais indicado para a categoria de Atleta do Ano. Em 2024, Sinner conquistou o Australian Open, o US Open e mais oito títulos, além de ter perdido apenas seis das 79 partidas em que competiu. No entanto, o tenista foi pego em dois casos de doping com Clostebol durante o torneio de Indian Wells, uma situação que veio à tona somente em agosto.
Leia também
– Após deliberações da Laureus Academy, foi decidido que a candidatura de Jannik Sinner ao prêmio de Melhor Atleta do Ano deste ano será anulada. Acompanhamos esse caso, bem como as decisões das entidades globais relevantes e – mesmo reconhecendo as circunstâncias atenuantes – acreditamos que a suspensão de três meses torna sua indicação inelegível. Jannik e sua equipe foram notificados – pode-se ler no comunicado.
As votações para o “Oscar do Esporte” terão início no dia 3, e os vencedores serão anunciados no dia 21 de abril.
Entenda o caso de doping de Jannik Sinner
Sinner foi punido com três meses de suspensão devido ao doping, em um acordo com a WADA após esta agência anti-doping ter apresentado um recurso junto ao CAS. O julgamento do caso está agendado para abril, na cidade de Lausanne.
Em agosto de 2024, Sinner explicou que a contaminação foi provocada por um spray curativo utilizado para tratar um corte em seu fisioterapeuta, Giacomo Naldi. Especialistas em ciência aceitaram a tese de que Naldi, de maneira irresponsável, expôs Sinner ao Clostebol por meio de massagens regulares no corpo inteiro.
Testes realizados em março do ano anterior resultaram em um resultado positivo para clostebol, uma substância esteroide anabolizante que é proibida pelas normas da entidade.