Home Brasil Descubra as 10 Brasileiras que Estão Sacudindo o País!

Descubra as 10 Brasileiras que Estão Sacudindo o País!

por James Joshua

Nos últimos tempos, muitas mulheres têm conquistado espaço e destaque tanto nacional quanto internacionalmente, seja por meio de suas realizações profissionais, seja por seu exemplo de força e resiliência, servindo de inspiração para outras mulheres. Com essa perspectiva, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, que ocorre em 8 de março, foi elaborada uma lista de 10 mulheres brasileiras que vêm se destacando e que são motivo de orgulho para toda a sociedade.

A origem do Dia Internacional da Mulher, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), remete às lutas das trabalhadoras no século XX. A primeira celebração ocorreu em 19 de março de 1911, quando mais de um milhão de pessoas se uniram em protesto pelos direitos das mulheres em países como Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Nos anos iniciais de comemorações, o 8 de março estava fortemente vinculado aos movimentos operários e socialistas. Em 1914, neste mesmo dia, mulheres socialistas se reuniram em Berlim para reivindicar o direito ao voto, marcando efetivamente a primeira manifestação significativa associada a essa data.

### O que é o Dia Internacional da Mulher?

No início da década de 1970, ativistas feministas nos países ocidentais começaram a usar essa data simbólica para reforçar suas exigências por igualdade de direitos políticos e sociais, pelo acesso à legalização do aborto e pela equidade no mercado de trabalho.

Em 1977, a ONU, em parceria com diversas organizações internacionais, institucionalizou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

### Anitta

Larissa de Macedo Machado, conhecida como Anitta, nasceu em 1993 e fez sua estreia na cena musical com o sucesso “Show das Poderosas”, em 2013. Desde então, a artista, que se mostrou bastante empreendedora, começou a colaborar com músicos internacionais em busca de romper barreiras na indústria. Ela não só lançou músicas em diferentes idiomas, como também foi convidada para participar do renomado programa “The Tonight Show”, de Jimmy Fallon, um dos talk shows mais assistidos dos EUA.

Anitta já acumula diversos prêmios e indicações, incluindo quatro Latin American Music Awards, oito MTV Europe Music Awards, três MTV Video Music Awards, dez indicações ao Latin Grammy Awards, além de duas nomeações ao Grammy Awards.

### Conceição Evaristo

Conceição Evaristo, nascida em 1946, é mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Vinda de uma favela na zona sul de Belo Horizonte, ela teve que equilibrar seus estudos com o trabalho como empregada doméstica. Sua carreira literária começou em 1990, com publicações na série “Cadernos Negros”.

A autora aborda, em suas obras, temas como discriminação racial, de gênero e de classe, sendo o romance “Ponciá Vicêncio”, publicado em 2003, um dos seus mais reconhecidos. Em 2023, foi a primeira mulher negra a receber o Troféu Juca Pato.

### Djamila Ribeiro

Djamila Ribeiro, nascida em 1980, possui mestrado em Filosofia Política pela Unifesp e foi secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Ela coordena a coleção “Feminismos Plurais” da editora Pólen e é autora de “O Que é Lugar de Fala” (2017) e “Quem Tem Medo do Feminismo Negro?” (2018).

Djamila se destaca como filósofa, ativista e professora, tornando-se uma voz influente no combate ao racismo. Em suas produções, ela discute o racismo estrutural, que se encontra profundamente enraizado na sociedade devido à herança escravista.

### Erika Hilton

Erika Hilton, nascida em 1992 em Franco da Rocha, São Paulo, enfrentou grandes dificuldades desde a adolescência, sendo expulsa de casa devido à sua identidade de gênero e recorrendo à prostituição para sobreviver. Estudou Pedagogia e Gerontologia na Universidade Federal de São Carlos e iniciou um projeto de curso preparatório para mulheres trans e travestis.

Em 2015, ganhou notoriedade nas redes sociais por uma polêmica envolvendo uma empresa de ônibus que não aceitou seu nome social. Com a repercussão, se tornou um símbolo na luta contra a violência de gênero. Iniciou sua carreira política em 2016, e em 2020, após mais de 50 mil votos, se tornou a mulher mais votada do país para a câmara municipal de São Paulo. Em 2022, foi eleita como a primeira deputada federal negra e transexual.

### Ivete Sangalo

Ivete Maria Dias de Sangalo Cady, ou simplesmente Ivete Sangalo, nasceu em 1972 e alcançou a fama ao ser vocalista da Banda Eva entre 1993 e 1999, antes de seguir uma carreira solo. É uma das artistas de maior sucesso no Brasil, com diversas vendas de discos e 15 indicações ao Grammy Latino.

A artista é um verdadeiro ícone do Carnaval, realizando anualmente uma maratona de shows, especialmente em Salvador, onde reside. Carinhosamente conhecida como Veveta, ela é uma das figuras mais emblemáticas na música brasileira, consolidando sua trajetória na indústria musical.

### Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro, nascida em 1929, começou sua carreira no rádio e rapidamente se destacou como a grande dama do cinema e da televisão brasileira. Ela foi a primeira latino-americana e a única brasileira a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz, por sua performance em “Central do Brasil” (1998), sendo a única atriz indicada por uma atuação em língua portuguesa.

Além disso, Fernanda fez história ao ser a primeira brasileira a ganhar o Emmy Internacional de Melhor Atriz, por sua atuação em “Doce de Mãe” (2013). Em 2021, ela foi eleita para a Academia Brasileira de Letras, tornando-se uma “imortal”, e se destacou por sua contribuição às artes cênicas.

### Fernanda Torres

Fernanda Torres, nascida em 1965, é atriz, apresentadora, escritora e roteirista, seguindo os passos de sua mãe, Fernanda Montenegro. Ela já recebeu o Globo de Ouro e foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, conquistando o carinho do público brasileiro e internacional.

Em 1986, ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes pelo filme “Eu Sei Que Vou Te Amar”. Fernanda começou sua carreira no teatro aos 13 anos e passou pela televisão em várias novelas e programas de sucesso. Recentemente, foi aclamada por sua performance em “Ainda Estou Aqui”, que obteve reconhecimento significativo no cinema nacional.

### Liniker

Liniker, nascida em 1995, é uma das mais promissoras vozes da música brasileira atual, reconhecida por sua representatividade como mulher preta e trans. Ela também é compositora e artista visual, e suas canções, como “Baby 95”, “Psiu” e “Calmô”, conquistaram grandes audiências, com a primeira ultrapassando 24 milhões de execuções no Spotify.

Liniker fez história ao se tornar a primeira artista transgênero brasileira a ganhar um Grammy Latino, recebendo o prêmio de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira por “Indigo Borboleta Anil”.

### Ludmilla

Ludmila Oliveira da Silva, conhecida como Ludmilla, nascida em 1995, é uma das principais referências na música contemporânea, abrangendo ritmos como funk e pagode. Com vários sucessos que bombaram nas paradas, a artista carioca é reconhecida por álbuns como “Numanice”, e seu impacto no cenário musical é enorme, com mais de 19 milhões de ouvintes no Spotify.

Ludmilla também é ganhadora do Grammy Latino e é a idealizadora do evento musical “Numanice”, que atrai milhares de pessoas em seus shows.

### Laura Cardoso

Laura Cardoso, nascida em 1927, é uma das atrizes mais renomadas da dramaturgia brasileira. Ela começou sua carreira aos 15 anos na Rádio Cosmos e, aos 25, estreou na televisão em “Tribunal do Coração”, da TV Tupi. Ao longo de sua trajetória, trabalhou em mais de 60 telenovelas, tornando-se a atriz com mais títulos no Brasil.

Em 2006, Laura recebeu a Ordem do Mérito Cultural do Governo Brasileiro, uma homenagem a indivíduos que fazem a diferença na cultura do país.

Fonte: Noticia Internacional

Você também pode gostar