Manaus- O deputado estadual João Luiz, do partido Republicanos, está solicitando informações à Prefeitura de Manaus a respeito da regulamentação dos sete radares de velocidade que estão em operação na capital. Recentemente, ele registrou um requerimento na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), solicitando que um expediente seja enviado ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) para tratar do tema.
No requerimento, o deputado menciona que, no portal de serviços do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), há o registro de apenas dois radares que foram “verificados por algum órgão metrológico delegado ou que receberam declaração de conformidade de uma empresa autorizada pelo Inmetro”.
“O pedido de informações tem como objetivo obter esclarecimentos sobre os procedimentos administrativos, a conformidade com as legislações em vigor e os critérios técnicos que garantem a eficácia e regularidade dos dispositivos eletrônicos de monitoramento. Isso deve ser considerado, pois no portal de serviços do Inmetro, somente dois medidores de velocidade estão registrados, de acordo com as normas estabelecidas nas Portarias Inmetro n° 293/2021 e 78/2022”, está escrito no requerimento.
Em outra parte do documento 559/2025, o parlamentar ressalta que “esses esclarecimentos são fundamentais para garantir a transparência e a equidade no uso desses equipamentos, minimizando abusos e assegurando que sua aplicação contribua para a segurança viária na cidade”.
O requerimento foi protocolado nesta quarta-feira (26) às 9h e está aguardando avaliação na Secretaria Geral da ALE.
Desde o dia 2 de janeiro, os radares de controle de velocidade, popularesmente conhecidos como “Corujinhas”, estão aplicando multas em Manaus. Entre junho de 2024 e o início deste ano, os radares operaram em fase de testes, com a finalidade de observar o comportamento dos motoristas.