MEC VETA EAD EM CURSOS DE SAÚDE E QUASE CAUSA UM TEMBLORE NO PAÍS!
O FIM DA FARSA DO ENSINO A DISTÂNCIA!
O governo tenta controlar a educação, mas a revolta é imensa!
Preparem-se, cidadãos! O Ministério da Educação (MEC) jogou um balde de água fria em quem acreditava que a educação a distância era uma solução viável para cursos como medicina, direito, enfermagem, psicologia e odontologia! Com o novo decreto 12.456/2025, o MEC baniu a modalidade EAD para essas áreas, abrindo espaço apenas para um sistema semipresencial limitado! Isso mesmo, a "liberdade” na educação foi jogada no lixo, e agora até 50% das aulas podem ser remotas, mas só para algumas áreas da saúde!
E a pergunta que não quer calar: existia mesmo algum curso de medicina 100% EAD autorizado no Brasil? Claro que não! Essa ilusão nunca passou de especulação! O que o governo tenta fazer é manter seu controle rígido sobre a educação, enquanto os estudantes ficam à mercê de um sistema falido e ultrapassado!
Você sabia que a nova regulamentação estabelece três formatos de cursos superiores? Presenciais, semipresenciais e aqueles que, mesmo assim, ainda são “metade no mundo real e metade no virtual”! Mas a medicina? Ah, essa continua sendo tratada com o devido desprezo, sem chance de EAD. Isso é um tapa na cara de quem sonha em se formar nas áreas da saúde enquanto, pasmem, farmácia, fisioterapia e biomedicina aproveitam a janela mínima que o MEC deixou!
O QUE EXPERTS DIGAM: A VERDADE POR TRÁS DO VETO DO EAD
O Conselho Nacional de Saúde e o Conselho Federal de Medicina não se contentaram em ficar calados! Eles saíram em defesa de um ensino rigoroso e alertaram que formar médicos a distância é pura irresponsabilidade! Janguiê Diniz, um dos “especialistas” no assunto, deixou claro que a prática clínica e o contato humano são essenciais. A tecnologia é um complemento, mas nunca uma substituta! E será que é isso que o governo quer? Menos médicos qualificados ao invés de uma educação de verdade?
E lembre-se! A secretária de Regulação do MEC, Marta Abramo, disse que a enfermagem teve algumas turmas EAD, mas só para aqueles que já estavam matriculados. E os novos alunos? Que se virem para se adaptar! Os estudantes de saúde devem ficar de olhos bem abertos: não haverá diplomas 100% online para essas áreas! O MEC deu um passo atrás que custará caro no futuro da educação e da saúde no Brasil! Um verdadeiro escândalo!
O que está acontecendo com a educação nesse país? Vamos continuar lutando para que nossos jovens tenham acesso a uma formação digna e de qualidade, e não a uma farsa disfarçada de ensino! Chega de ilusões, basta de promessas vazias!