Na última sexta-feira (07/03), o governador Paulo Dantas (MDB) se reuniu com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em São Paulo. Durante esse encontro, as conversas giraram em torno de temas políticos e, em particular, sobre o futuro do partido em Alagoas.
O PSD é um dos sete principais partidos do Congresso Nacional, contando com 42 deputados federais, um número equivalente ao do MDB. Nas eleições de outubro do ano passado, o partido elegeu 891 prefeitos, o que representa o maior número abrangido por uma única legenda no país.
Recentemente, o PSD de Alagoas passou a ser alvo de interesse por diversos grupos políticos, incluindo o prefeito de Maceió. Segundo informações, JHC manifestou o desejo de se filiar ao partido como uma maneira de estreitar laços com o presidente Lula, mas essa movimentação não irá acontecer.
Atualmente, o presidente do PSD em Alagoas é Rui Palmeira, o ex-prefeito de Maceió, porém, há a expectativa de que haja uma mudança na liderança da sigla em um futuro próximo.
Durante o encontro, Kassab estendeu um convite a Paulo Dantas para que ele assuma a presidência do partido em Alagoas, o que foi aceito pelo governador. “Kassab me convidou para assumir o partido. Me reuni com ele na sexta em São Paulo”, declarou Dantas.
Entretanto, Paulo Dantas vai permanecer no MDB e assumirá a presidência estadual do PSD apenas após as eleições de 2026.
A justificativa para essa decisão é clara: o governador acredita que uma mudança de partido neste momento poderia criar incertezas e suscitar dúvidas. “Quero que o nosso grupo fique tranquilo e estável”, salientou.
Outro motivo de preocupação para Dantas é que uma troca de sigla agora poderia gerar especulações sobre uma possível candidatura nas eleições de 2026.
“Vou até o final do meu mandato e estou focado em fortalecer nosso grupo e mantê-lo unido em torno dos nossos candidatos em 2026”, enfatizou ele.
O governador já está comprometido em reeleger o senador Renan Calheiros (MDB) e pretende indicar seu sucessor. O nome defendido por ele para essa posição é o do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB).
“Acredito que Renan Filho será nosso candidato e alcançará uma vitória significativa”, afirmou Dantas.
Embora a presidência do PSD em Alagoas ainda não tenha mudado, o governador deve assumir desde já a coordenação política do partido, promovendo um diretório estadual alinhado com suas pautas. Rui Palmeira deve continuar na legenda e se candidatar a deputado federal.
Dantas já está planejando compor uma chapa para a Câmara dos Deputados e pretende convidar nomes como Rui e o deputado federal Luciano Amaral (PV).
O PSB, partido que está sob a coordenação do governador e presidido por sua filha, Paula Dantas, pode, mesmo que de forma pouco provável, continuar no bloco – ao menos essa é a intenção do governador. Mas essa é uma discussão para outro momento.