Rio de Janeiro- O futebol feminino está prestes a receber duas novas competições internacionais: a Copa das Campeãs, programada para começar em 2026, e o Mundial de Clubes, que terá sua estreia em 2028. A Fifa fez o anúncio nesta quarta-feira (5), após a aprovação das competições em uma reunião do Conselho. O objetivo da entidade é impulsionar o desenvolvimento do futebol feminino em todo o mundo.

(Foto: Staff Images/CBF)
“Hoje é um dia marcante para o futebol feminino, com a reunião do Conselho da FIFA e a criação da Copa das Campeãs junto ao Mundial de Clubes Feminino. A FIFA está cada vez mais empenhada em promover o fortalecimento do futebol feminino em nível global, e a CBF também compartilha dessa visão,” declarou o presidente da CBF durante a reunião virtual do Conselho.
Os modelos das novas competições seguirão formatos semelhantes aos já utilizados nos torneios masculinos, como a Copa Intercontinental e o Super Mundial de Clubes, cuja primeira edição está agendada para junho deste ano.
A Copa das Campeãs terá seu início em 2026, acontecendo entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro. A competição será realizada em anos em que não houver a realização do Mundial de Clubes Feminino. As edições subsequentes já estão programadas para 2027, de 27 a 31 de janeiro, e em 2029, de 24 a 28 de janeiro.
A competição contará com a participação de seis equipes. Na fase inicial, a campeã da Ásia enfrentará a vencedora da Oceania. O time que avançar terá pela frente a equipe campeã da África na próxima fase. Quem sair vitorioso dessa disputa se encontrará na semifinal com a campeã europeia (da Uefa). A outra semifinal será disputada entre as equipes campeãs das Américas, representando a Conmebol e a Concacaf. As duas finalistas lutarão pelo título inaugural.
O Mundial de Clubes Feminino, por sua vez, reunirá 16 equipes, organizadas em quatro grupos. Dentre os participantes, cinco serão da Europa, duas da América do Sul, duas da África, duas da Ásia e duas da Concacaf. As três vagas restantes serão preenchidas através de uma fase preliminar, onde times de cada confederação poderão se classificar.