Home Brasil CAÇAS SUL-COREANOS DESTRUEM CIDADE INOCENTE EM ATAQUE ERRADO!

CAÇAS SUL-COREANOS DESTRUEM CIDADE INOCENTE EM ATAQUE ERRADO!

por James Joshua

Incidente na Coreia do Sul resulta em feridos e danos a estruturas em cidade próxima à área de treinamento, poucos dias antes do início dos exercícios militares conjuntos com os Estados Unidos. Caças sul-coreanos acidentalmente lançaram oito bombas em uma área civil durante manobras militares nesta quinta-feira (06/03), conforme informações da Força Aérea da Coreia do Sul. O número de pessoas feridas varia entre oito e quinze, com algumas delas em estado grave.

As bombas MK-82, pesando 225 quilos cada, foram disparadas por dois caças KF-16 e atingiram três residências e uma igreja em Pocheon, localizada a 40 quilômetros de Seul, nas proximidades da fronteira com a Coreia do Norte.

A Força Aérea expressou suas desculpas pelos danos ocasionados pelo lançamento acidental e desejou uma pronta recuperação aos feridos, em comunicado oficial. Os militares anunciaram a criação de um comitê para investigar o incidente e avaliar os danos causados à população civil durante os exercícios militares em cooperação com o Exército.

De acordo com um militar sul-coreano que preferiu permanecer anônimo, o acidente ocorreu devido à introdução de coordenadas erradas por um dos pilotos. Ele explicou que cada um dos dois jatos liberou quatro bombas, todas as quais detonaram.

O militar também informou que os exercícios de tiro real foram suspensos até que as circunstâncias do erro possam ser compreendidas claramente, embora tenha afirmado que isso não interferirá nos principais exercícios militares anuais programados entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos, que estão agendados para começar na próxima segunda-feira.

Moradores da região há muito tempo expressam suas preocupações. O Ministério da Defesa sul-coreano confirmou que as forças da Coreia do Sul e dos EUA realizavam os primeiros exercícios conjuntos de tiro real em Pocheon, relacionados aos exercícios anuais que ocorrerão na próxima semana.

Um representante do Ministério declarou a jornalistas que será feita uma investigação para descobrir por que o segundo KF-16 também lançou bombas em área civil.

Os habitantes da região têm protestado ao longo dos anos contra os riscos representados pelos campos de treinamento militar.

O prefeito de Pocheon, Paek Young-hyun, chamou os bombardeios de “terríveis” e solicitou que os militares suspendessem as atividades na cidade até a implementação de medidas confiáveis para evitar novos incidentes. Ele destacou que Pocheon, com uma população de 140.000 habitantes, abriga três grandes campos de tiro utilizados pelas forças armadas sul-coreanas e americanas.

Os exercícios militares denominados Freedom Shield, programados para ocorrer de 10 a 20 de março, têm como objetivo fortalecer a prontidão da aliança frente a ameaças da Coreia do Norte e outras, conforme anunciado pelo Estado-Maior Conjunto de Seul (JCS) antes do acidente.

O treinamento deste ano pretende incorporar “lições aprendidas com conflitos armados recentes”, assim como evidenciar o fortalecimento da parceria militar entre a Coreia do Norte e a Rússia.

“Nossos estrategistas observam toda a situação global, identificam tendências emergentes e analisam como podemos integrar isso em nossos exercícios”, afirmou Ryan Donald, porta-voz das Forças dos Estados Unidos na Coreia (USFK), nesta quinta-feira.

Estão programadas cerca de 70 sessões combinadas de treinamento de campo para os exercícios deste ano, segundo Lee Sung-jun, porta-voz do JCS.

Fonte: Noticia Internacional

Você também pode gostar