Erika Januza, com 39 anos, surpreendeu a todos ao informar que deixaria o cargo de Rainha de Bateria da Viradouro, após quatro anos à frente da escola de Niterói, situada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Na última sexta-feira, 7, a atriz compartilhou um vídeo onde revela que o posto foi solicitado de volta.
Embora tenha se sentido triste com a decisão, Erika reconheceu que, ao aceitar o papel de Rainha de Bateria, era ciente de que essa experiência seria temporária. A divulgação de sua saída ocorreu um dia antes do Desfile das Campeãs na Marquês de Sapucaí, que aconteceu no sábado, 8, quando ela fez sua última apresentação, visto que a escola garantiu o quarto lugar na disputa de 2025.
“Eu não tinha a noção [do tempo que seria Rainha], apenas me informaram que não queriam uma rainha por muito tempo, mas não soube exatamente quanto tempo duraria. Fui vivendo o momento e me entregando, sem me preocupar muito com isso. Contudo, a cada ano que passava, sempre pensava: ‘Será que vão divulgar uma renovação ou não?’”, comentou a atriz em uma entrevista antes de entrar na avenida pela última vez representando a Viradouro.
O anúncio de sua saída levanta conjecturas de que a decisão poderia ter sido influenciada por outras musas da escola em busca da posição. Contudo, Erika desmente qualquer rumor sobre rivalidades internas. Antes de sua despedida na avenida, ela afirmou não haver discórdias dentro da escola.
“Não existe rixa. Fui muito feliz, todos me respeitaram bastante. Não houve essa ideia de que ‘você está saindo porque alguém mais está chegando’. Na realidade, eles já me informaram anteriormente e eu sabia que isso aconteceria eventualmente. Estou tão ansiosa quanto vocês para descobrir quem assumirá esse cargo”, declarou a artista.
Da Viradouro para a Grande Rio
Atualmente, há especulações sobre a possibilidade de que Erika possa assumir o lugar deixado por Paolla Oliveira, de 42 anos, na Grande Rio, escola localizada em Duque de Caxias, também na Região Metropolitana do Rio, onde Paolla ficou à frente da bateria durante sete carnavais.
O anúncio oficial deve ocorrer nos próximos dias. Foi o que confirmou um apresentador durante uma entrevista com a ex-Rainha da Viradouro durante o Desfile das Campeãs.
“Érika, tenho uma novidade. Uma grande escola me comunicou ontem que quer te convidar. Nós, sambistas, te escolhemos. Você já faz parte do nosso coração. Então, se prepare, porque algo grande está por vir e nos veremos aqui novamente no próximo ano”, afirmou ele, deixando a atriz surpresa, visto que, antes de ser Rainha da Viradouro, ela fez parte do time de musas da Grande Rio.