Estados Unidos- A escritora L.J. Smith faleceu no dia 8 de março, aos 66 anos, conforme comunicado publicado no site oficial da autora na terça-feira (25). É dela a autoria dos primeiros livros da série Diários do Vampiro, que inspirou a famosa produção televisiva The Vampire Diaries.

(Foto: Reprodução/Facebook/L.J. Smith e Divulgação/The CW)
A autora começou sua carreira no final dos anos 80, após deixar o emprego de professora do ensino fundamental na Califórnia. Após alguns lançamentos, foi contratada pela editora Alloy Entertainment para criar Diários do Vampiro: O Despertar (1989), que rapidamente conquistou o público.
Nos anos mais recentes, Smith se afastou do mundo literário para cuidar da sua saúde e passar mais tempo com a família. Em 2015, ela recebeu o diagnóstico de granulomatose com poliangiite, uma doença autoimune rara que a obrigou a usar um respirador por dois meses e gerou complicações significativas em vários órgãos.
L.J. Smith publicou quatro volumes iniciais, encerrando com Reunião Sombria (1992). Em 2009, ela retomou a série com uma nova trilogia, que foi concluída em 2011 com Meia-Noite.
Entretanto, a editora não aceitou as propostas da autora para continuar a série The Vampire Diaries e decidiu passar a franquia para outros escritores, como Aubrey Clark.