O relatório intitulado “Hábitos de Consumo”, que se concentra no quarto trimestre do ano passado, aponta um aumento de 8% nas despesas realizadas com cartões de crédito quando comparado a 2023. O estudo oferece uma visão detalhada sobre o comportamento dos consumidores durante o final do ano, com ênfase na Black Friday e nas festividades de Natal e Ano Novo.
Esse crescimento foi principalmente impulsionado pelos gastos do público de alta renda, além do aumento de 9% nas compras digitais e de 15% em transações online.
No que se refere ao setor de serviços de estética e salões de beleza, os gastos cresceram 17% em relação ao ano anterior. Outros segmentos também apresentaram boa performance, como serviços de transporte e aplicativos (+14%), bares e restaurantes (+13%), e produtos de higiene pessoal e cosméticos (+12%).
Com relação à Black Friday digital, as campanhas promocionais e o contexto específico do evento resultaram em um maior aumento dos gastos com cartões de crédito em canais digitais e e-commerce durante o mês de novembro de 2024.
Entre os setores considerados, as lojas de departamento, eletroeletrônicos e turismo e viagens mostraram um pequeno aumento de 1 ponto percentual na participação dos gastos em comparação às médias do ano anterior.
A pesquisa foi realizada a pedido da Elo, uma empresa de tecnologia de pagamentos do Brasil.