Home Educação ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE: 9º e 3º ANOS AFUNDAM NO ABISMO!

ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE: 9º e 3º ANOS AFUNDAM NO ABISMO!

por James Joshua

Título: São Paulo Sob Alerta: Educação em São Paulo Tem Avanços e Retrocessos!

Folha de São Paulo, Nota 10 pro 2º ano, mas 9º e Ensino Médio estagnados!

A educação em São Paulo está um verdadeiro vale-tudo! No 2º ano do ensino fundamental, as crianças deram um show! O desempenho em matemática disparou de 6,2 para impressionantes 9, e em português, subiu de 6,7 para 8,6! A alfabetização ganhou força, e 65,8% dos alunos estão na faixa correta! É pra rir ou chorar?

Por outro lado… um escândalo no 9º ano e no ensino médio!

Enquanto isso, a turma do 9º ano sente a pancada! Em português, a nota mal inchou de 234,4 para 240,3. E em matemática? Pior ainda: de 246,3 para 248,2! Agora tá uma beleza, mas os números ainda gritam por socorro! E o pior: a taxa de alunos com aprendizado "abaixo do esperado" subiu! Em português, de 26,3% para alarmantes 27,7%, e em matemática, de 34,3% para 36,4%! É isso mesmo, a coisa tá feia!

3º ano do ensino médio? Um fiasco!

E o que falar do 3º ano do ensino médio? A nova avaliação, o Provão Paulista, foi um fiasco absoluto! As notas são tão paradas que dá até pra fazer um café enquanto espera! Português subiu de 3 para 3,1 e matemática, de 2,5 para 2,7. Isso significa que os estudantes acertam menos de 30% do que é pedido! Isso é um verdadeiro chamado de emergência!

O secretário reconhece a crise!

E tem mais! O secretário de Educação, Renato Feder, tá preocupado! Ele admite que os anos finais da educação estão mais perdidos do que cachorro em dia de mudança! Com a política de aprovação automática, a situação se complica ainda mais. "Precisamos de uma reviravolta nas escolas", afirmou. Promessa de contratar mais professores para tutoria já foi feita.

Quais os próximos passos?

Com os resultados do 2º ano sendo considerados "espetaculares", Feder quer aumentar as horas de português e matemática e usar recursos digitais. Será? O que tá claro é que enquanto uns brilham, outros ficam no escuro!

O caminho é longo, e a educação de São Paulo tá numa montanha-russa! Promessas e resultados desencontrados. E o povo quer saber: quem vai salvar nossos jovens? Vamos ficar de olho!

Fonte: Noticia Educação

Você também pode gostar