Home Brasil ALERTA MUNDIAL: Trump Lança Operação Militar IMPACTANTE CONTRA Houthianos no Iêmen!

ALERTA MUNDIAL: Trump Lança Operação Militar IMPACTANTE CONTRA Houthianos no Iêmen!

por James Joshua

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a realização de uma operação militar “decisiva e contundente” contra os rebeldes Houthis no Iémen. Ele informou que as Forças Armadas norte-americanas estão realizando ataques aéreos contra as instalações do grupo neste sábado (15).

De acordo com o Ministério da Saúde controlado pelos Houthis, pelo menos nove civis perderam a vida e outros nove ficaram feridos devido aos ataques dos EUA.

“Nossos corajosos combatentes estão agora conduzindo ataques aéreos contra bases terroristas, líderes e defesas de mísseis, visando proteger nossos ativos marítimos, aéreos e navais e restaurar a liberdade de navegação”, publicou Trump em sua conta nas redes sociais.

Conforme reportado pelo Washington Post, embarcações de guerra e aviões dos EUA realizaram ataques em diversas partes do Iémen, tendo como alvo radares, locais de defesa aérea e áreas de lançamento de drones.

Um morador identificado como Abdullah Yahia testemunhou: “As explosões foram extremamente fortes, fazendo o chão tremer como se fosse um terremoto. Isso deixou nossas mulheres e crianças em pânico.”

Os ataques ocorreram poucos dias após o anúncio dos Houthis, que têm ligações com o Irã, sobre a retomada de assaltos a navios israelenses em águas do Mar Vermelho e do Golfo de Áden, após um período de relativa tranquilidade que começou com um cessar-fogo em Gaza em janeiro.

Desde novembro de 2023, os Houthis realizaram mais de 100 ataques a navios, alegando que estavam em solidariedade aos palestinos em meio ao conflito entre Israel e Hamas em Gaza.

Nesse intervalo de tempo, o grupo afundou dois navios, tomou outro sob controle e causou a morte de ao menos quatro marinheiros, interrompendo o tráfego marítimo global e obrigando as empresas a desviar rotas para caminhos mais longos e dispendiosos ao redor da África.

Trump também mencionou em sua postagem que os Houthis “estão em uma campanha incessante de pirataria, violência e terrorismo direcionada aos EUA, além de navios, aeronaves e drones norte-americanos.”

Além disso, o presidente deixou claro que o ataque aos navios americanos pelos Houthis não seria aceito e prometeu uma ação militar contundente até que os objetivos fossem alcançados, alertando que, se os ataques não cessassem, consequências severas seriam enfrentadas.

Em sua declaração, Trump ainda teceu ameaças ao Irã, afirmando que seu apoio aos Houthis deve ser encerrado imediatamente. Ele acrescentou que qualquer ameaça do Irã contra os Estados Unidos ou as rotas de navegação globais resultará em severas retaliações. “E não seremos benevolentes a respeito disso”, finalizou.

Fonte: Noticia Internacional

Você também pode gostar